Ensaios de Biodegradabilidade
Gestão de Plásticos e Produtos Biodegradáveis
Como resultado da crescente pressão exercida sobre os recursos e sobre o ambiente, a poupança de energia e a proteção do ambiente tornaram-se parte integrante do desenvolvimento económico global. A utilização de plásticos eco-compatíveis, compostáveis e biodegradáveis é uma tendência que não pode ser travada. Um número crescente de consumidores exige produtos biodegradáveis amigos do ambiente.
Os ensaios de biodegradabilidade analisam a deterioração da propriedade física ecológica de produtos e materiais em condições ambientais específicas. A análise dos produtos biodegradáveis deverá ser realizada em conformidade com uma série de normas internacionais como, por exemplo, as normas ASTM D6400 e ASTM D5338 definidas pela Sociedade Americana de Ensaios e Materiais, ISO 17088 e ISO 16929 definidas pela Organização Internacional de Normalização ou a norma Europeia NE 13432.
Para o ajudar a garantir que comercializa e vende produtos biodegradáveis e que cumpre as exigências dos compradores e dos revendedores face à proteção do ambiente, podemos disponibilizar serviços personalizados que incluem testes, consultoria e apoio para a obtenção da certificação DIN CERTCO.
Resumo das Vantagens dos nossos Serviços de Ensaios de Biodegradabilidade
Ao contar com a TÜV Rheinland para o teste e certificação dos seus produtos biodegradáveis, poderá tirar partido de:
- Serviços personalizados que incluem testes, consultoria e apoio para a obtenção da certificação disponibilizada por especialistas locais.
- Enquanto comprador: apoio na seleção de inúmeros produtos de fornecedores e fabricantes e a garantia final de que cumprem critérios rigorosos ao nível da qualidade, segurança e respeito pelo ambiente.
- Enquanto fabricante ou revendedor: a garantia de que os produtos passaram com sucesso nos ensaios e na avaliação da biodegradabilidade por parte de organismos de certificação independentes, o aumento da confiança dos compradores e um aumento comprovado das vendas de produtos.
Contacte-nos para saber como os nossos serviços de ensaios para produtos e plásticos biodegradáveis podem beneficiar a sua empresa.
Dos Ensaios de Ecotoxicidade aos Produtos Biodegradáveis Certificados
O teste de produtos biodegradáveis consiste geralmente no exame dos materiais, dos produtos intermédios e dos aditivos comportáveis de um produto, bem como a composição e as características finais. Cada uma destas características deverá ser submetida a ensaios químicos, de biodegradabilidade, de desintegração e de ecotoxicidade.
Os plásticos e produtos biodegradáveis testados pela TÜV Rheinland podem procurar a obtenção da Marca de Compostabilidade (“Plântula”) reconhecida internacionalmente, um sistema de certificação desenvolvido pela DIN CERTCO e pela European Bioplastics e. V. DIN CERTCO, uma organização de certificação gerida conjuntamente pelo TÜV Rheinland Group e pelo DIN, o Instituto Alemão de Normalização.
Do ensaio da biodegradabilidade aos serviços de consultoria e ao apoio para a certificação dos seus produtos biodegradáveis, pretendemos prestar aos fabricantes locais e aos exportadores soluções completas para acelerar o seu acesso aos mercados globais.
Serviços Individuais para Produtos Biodegradáveis
A TÜV Rheinland é um dos principais laboratórios de teste independentes reconhecidos pela DIN CERTCO para o ensaio da biodegradabilidade. Os nossos especialistas locais podem prestar os seguintes serviços:
- Testes laboratoriais para a biodegradação em produtos,materiais plásticos , aditivos e produtos intermédios
- Teste da desintegração de diversas condições de compostagem
- Ensaio de ecotoxicidade – teste da não toxicidade ecológica dos seus produtos
- Ensaios químicos
- Consultoria
Exemplos de Produtos Biodegradáveis
- Embalagens
- Sacos de compras
- Sacos para o lixo
- Películas metalizadas
- Produtos descartáveis
- Artigos de contacto com os alimentos
Marca de Compostabilidade – A Certificação DIN CERTCO
O laboratório de ensaio da biodegradabilidade a (da) TÜV Rheinland localiza-se em Xangai. A nossa empresa é uma das organizações de teste independentes reconhecidas pela DIN CERTCO para o ensaio de plásticos biodegradáveis em conformidade com a norma NE 13432 sobre os requisitos para a recuperação de embalagens através da compostagem e da biodegradação. É por este motivo que todos os produtos com biodegradabilidade testada pela TÜV Rheinland podem procurar a obtenção da Marca de Compostabilidade da DIN CERTCO reconhecida internacionalmente ou a certificação com a Marca “Plântula”.
Produtos Biodegradáveis - Normas de Teste e Certificação
Seja da Sociedade Americana de Ensaios e Materiais, da Organização Internacional de Normalização ou da União Europeia, várias organizações definiram normas e requisitos para o teste e certificação de plásticos e produtos biodegradáveis.
As normas ISO 17088 / NE 13432 / NE 14995 determinam procedimentos e requisitos específicos para a identificação e marcação de plásticos e produtos compostáveis fabricados com materiais plásticos compostáveis. Fazem referência a aspetos como a biodegradação e desintegração durante a compostagem, bem como os efeitos negativos no processo de compostagem ou na qualidade no composto resultante. Estão estreitamente relacionadas com a norma ASTM D6400.
A norma ASTM D6400 define especificações para a identificação de plásticos que são originalmente concebidos para compostagem aeróbica. Esta norma abrange plásticos, bem como produtos fabricados a partir de plásticos que foram concebidos para serem compostados em instalações municipais e industriais.
As normas ASTM D5338 / ISO 14855 estabelecem métodos de teste para a determinação da biodegradação aeróbica de plásticos sob condições de compostagem controladas. Estas normas definem um método de teste que ajuda a determinar o grau e taxa de biodegradação aeróbica de plásticos em ambientes de compostagem controlados, isto é, em condições laboratoriais.
Tenha em atenção que a biodegradação aeróbica é definida como a degradação de compostos por microrganismos na presença de oxigénio. Esta condição de compostagem é diferente da degradação anaeróbica em que os microrganismos utilizam um produto químico em vez do oxigénio para degradar os compostos.