Para utilizar o hidrogênio na indústria, em casas ou células combustíveis, ele deve primeiro ser transportado. A seleção do método de transporte depende da tecnologia de produção, da distância de transporte e da infraestrutura de transporte, e das necessidades do usuário final. Os métodos mais comuns são os gasodutos existentes e o transporte rodoviário por caminhões-tanque.
Para você como operador de redes de gás, redes de distribuição e gasodutos, ou operador de veículos de transporte de gás, é fundamental que você abasteça seus clientes com quantidades suficientes de hidrogênio de forma segura, econômica e confiável. Seja em termos de rotas de transporte dos locais de produção globais para os centros de produção, ou em termos da distribuição local nos países compradores para o usuário final.
Rede de Gás ou Dutos de Hidrogênio - Como o Hidrogênio é Transportado?
Dependendo do método de produção e do projeto do sistema, a logística do hidrogênio inclui as seguintes etapas: compressão, injeção, armazenamento intermediário, transporte e distribuição. O hidrogênio já pode ser alimentado diretamente na rede de gás, dentro de limites especificados. Para utilizar esta opção, as seguintes questões devem ser esclarecidas:
- Gasodutos existentes podem ser utilizados?
- Estes gasodutos são projetados para este fim?
- Eles podem suportar alta pressão?
- O que é necessário para modernizar os gasodutos para hidrogênio?
Alternativamente, existem dutos que são utilizados apenas para hidrogênio. Estas são feitas de metal ou plástico e são otimizadas para o transporte de hidrogênio.
Embora o transporte baseado em gasodutos seja indiscutivelmente a maneira mais fácil de distribuir gás, a construção de gasodutos para uso apenas de hidrogênio requer um alto investimento inicial. O uso de redes de gás existentes, por outro lado, envolve custos iniciais muito mais baixos. Entretanto, os gasodutos devem ser cuidadosamente monitorados para garantir que o hidrogênio seja misturado à mistura de gás na proporção correta.
Tanques de Hidrogênio por Estradas, Ferrovias e Mar
Outra abordagem é o transporte de hidrogênio em tanques especiais em caminhões, trens de carga ou navios. Dependendo do método de transporte, são utilizados tanques de hidrogênio pequenos, médios ou grandes, que são devidamente protegidos por razões de segurança.
Estes tanques especiais de transporte, que contêm hidrogênio na forma gasosa e comprimida (CGH2: Hidrogênio Gasoso Comprimido) ou na forma líquida (LH2: Hidrogênio Líquido), enfrentam os mesmos desafios que os tanques de armazenamento:
- Para armazenar grandes quantidades de gás de hidrogênio em um volume limitado, ele deve ser comprimido sob alta pressão
- O hidrogênio gasoso pode escapar facilmente através de vazamentos
- O armazenamento do hidrogênio liquefeito permite uma maior densidade de armazenamento a uma pressão muito reduzida.
- Entretanto, isto requer um resfriamento constante a -253 ºC, caso contrário o hidrogênio pode evaporar (ferver).
- Os tanques de hidrogênio devem ser projetados para serem seguros e duráveis, pois a falha do tanque representa um risco de explosão.
Nossos Serviços para Logística de Transporte:
- Análises de adequação das infraestruturas e instalações existentes para a distribuição de hidrogênio
- Teste de aceitação de toda a estrutura da tubulação
- Teste de adequação das estruturas da grade de distribuição para funções de abastecimento
- Estudos de usabilidade e testes de vazamento das instalações de fornecimento do cliente final
- Certificações de "Hidrogênio verde" ou "Pegada de carbono”
- Testes de qualidade e testes de segurança das infra-estruturas
Infraestrutura e Distribuição de Hidrogênio
Uma vez que o hidrogênio tenha chegado a seu destino, ele deve ser distribuído posteriormente para seu uso pretendido (aplicação). Portanto, é necessária uma infraestrutura apropriada para o transporte e distribuição.
O transporte do hidrogênio por longas distâncias geralmente acontece através de oleodutos. Para tornar o hidrogênio disponível localmente em seu destino, há diferentes abordagens para distribuição posterior.
Opções de Distribuição de Hidrogênio no Destino
A menos que o hidrogênio seja produzido localmente, ou seja, diretamente no ponto de uso (como uma estação de abastecimento de hidrogênio), ele é distribuído através de pontos de distribuição, os chamados hubs. Há duas opções diferentes de distribuição - distribuição direta e indireta.
No caso da distribuição direta, a aplicação (por exemplo, estação de enchimento de hidrogênio) está quase diretamente ligada ao duto de hidrogênio de longa distância. Com a distribuição indireta, por outro lado, o hidrogênio é armazenado temporariamente em uma instalação de armazenamento, o chamado "hub". A partir desses hubs, o hidrogênio é distribuído ainda mais através da rede de distribuição local (rede de gás e tubulações) ou, alternativamente, o próprio hub serve como uma estação de enchimento. Neste caso, o hidrogênio é enchido em um caminhão, que então transporta o hidrogênio até seu ponto final de uso.
Qual método é usado para a distribuição de hidrogênio depende da infra-estrutura local e do potencial de expansão das estruturas existentes. Depende também da aplicação pretendida. Por exemplo, quem quiser operar um posto de abastecimento de hidrogênio deve considerar que tipos de veículos ele irá reabastecer. O hidrogênio precisa ser fornecido na forma gasosa ou liquefeita? Que quantidades são necessárias e de que qualidade? Ou o hidrogênio é transportado através de redes de gás e de hidrogênio e destina-se a ser utilizado para gerar eletricidade e calor em edifícios ou para processos industriais?
Conhecer as respostas para estas perguntas é fundamental para poder projetar plantas seguras, operá-las de forma confiável e também escalá-las da maneira mais eficiente em termos de custo. Nós o ajudaremos neste processo.
Nosso Portfólio de Testes para o Transporte Bem-Sucedido de Hidrogênio
Como um grande prestador de serviços de teste, oferecemos uma ampla gama de serviços de teste e inspeção que adaptamos às suas necessidades individuais. Para o transporte bem sucedido do hidrogênio, também o apoiamos com os seguintes serviços:
- Inspeção e teste de dutos
- Segurança em áreas potencialmente explosivas
- Teste de proteção contra explosão e certificação (de acordo com ATEX e IECEx)
- Transporte de mercadorias perigosasCertificação ISO 9001
- Certificação do Sistema de Gestão de Energia ISO 50001
Casos de referência no transporte e distribuição de hidrogênio
Abaixo você encontrará nossos projetos de referência no transporte e distribuição de hidrogênio. Fornecemos uma visão geral de outros projetos ao longo da cadeia de valor do hidrogênio.