Como as empresas estabelecem os seus códigos de conduta próprios?
Internamente, um código de conduta fornece para uma empresa uma filosofia corporativa; externamente, mostra aos clientes o que ela representa. Princípios básicos firmemente estabelecidos em áreas como segurança ocupacional e sustentabilidade ambiental fortalecem a integridade e credibilidade das marcas e garantem enormes vantagens competitivas. A TÜV Rheinland ajuda as empresas a formular e implementar um código de conduta que se aplica a toda a sua cadeia de suprimentos. Reinhard Bier, da TÜV Rheinland em Colônia é nosso Gerente Global de Projetos para Serviços de Auditoria de Cadeia de Suprimentos. Ele é um especialista experiente quando se trata de códigos de conduta.
Bier, o que um código de conduta significa para uma empresa?
Internamente, um código de conduta fornece para uma empresa uma filosofia corporativa; externamente, ele mostra aos clientes o que ela representa. Princípios básicos firmemente estabelecidos em áreas como segurança ocupacional e sustentabilidade ambiental fortalecem a integridade e credibilidade das marcas e garantem enormes vantagens competitivas. A TÜV Rheinland ajuda as empresas a formular e implementar um código de conduta que se aplica a toda a sua cadeia de suprimentos.
A partir de auditorias, investigamos se os fornecedores de nossos clientes cumprem o código de conduta.
Reinhard BierQue papel a TÜV Rheinland desempenha na formulação de códigos de conduta?
Com a ajuda de auditorias, verificamos se os fornecedores dos nossos clientes cumprem o código de conduta. Também podemos trabalhar com empresas para desenvolver seus próprios códigos de conduta com base nas diretrizes essenciais das normas globais. Os códigos de conduta das empresas são alternativas personalizadas à adesão a uma das iniciativas existentes, como a amfori Business Social Compliance Initiative (BSCI) ou SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange).
Como é que uma empresa cria o seu próprio código de conduta?
Em primeiro lugar, a empresa deve definir todas as áreas que um código de conduta deve abranger. Começamos com os documentos existentes, porque as empresas geralmente já têm diretrizes internas. Portanto, a questão básica é: como pode uma empresa garantir que os seus fornecedores também cumprem os requisitos que ela própria impõe? Para responder a esta pergunta, temos de analisar com precisão a estrutura de suprimentos da empresa. Quantos fornecedores tem, em que países esses fornecedores estão sediados e quais aspectos são relevantes para eles?
Como a TÜV Rheinland garante que os fornecedores cumprem o código de conduta?
Após a formulação do código de conduta da empresa, os processos de auditoria correspondentes devem ser definidos. Trabalhamos com o cliente para definir o processo de auditoria e a frequência com que as auditorias devem ser realizadas. Quais critérios devem ser aplicados nas auditorias? Quais pontos devem ser comunicados imediatamente? Como deve ser estruturado o relatório? A quais resultados a auditoria deve chegar? Após estes temas terem sido definidos, os fornecedores devem assinar o código de conduta e submeter-se às nossas auditorias - pois o cliente não pode confiar apenas em uma assinatura.
Como é criado um programa de auditoria fundamentado no código de conduta?
Além do acordo inicial com o cliente, aprendemos com nossa experiência durante cada auditoria e adaptamos nosso programa de auditoria às circunstâncias caso a caso. Os relatórios também podem ser estruturados de acordo com os desejos do cliente. Todos os tipos de formatações são possíveis, desde a simples informação sobre se a auditoria foi aprovada ou não, até relatórios detalhados focados em aspectos como segurança ocupacional ou sustentabilidade ambiental. Isso permite que as empresas descubram seus pontos fracos e façam melhorias específicas em áreas críticas.
Como é que a aplicação de um código de conduta garante o desenvolvimento sustentável das empresas?
Além do benefício geral de melhorar as condições de trabalho das pessoas e evitar acidentes, é possível também verificar a melhoria no desempenho das empesas. Alguns dos nossos clientes que possuem códigos de conduta próprios e cujas cadeias de suprimentos são auditadas, estão listadas em rankings internacionais de operações de negócios sustentáveis, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Ter um alto padrão abre novas relações comerciais e opções de negócio.