Norma TÜV Rheinland H2.21: Uma verificação independente para a documentação de combustíveis de hidrogênio renováveis e de baixo carbono.
A demanda por hidrogênio verde na indústria está aumentando em todo o mundo. Na TÜV Rheinland, estamos fornecendo apoio ativo para o desenvolvimento do hidrogênio como um portador de energia do futuro. Estamos agora oferecendo à indústria, aos agentes do mercado e às partes interessadas uma nova especificação orientada para a prática da certificação do hidrogênio verde: a Norma TÜV Rheinland H2.21 Combustíveis de Hidrogênio Renováveis e de Baixo Carbono.
Ela permite que você, como fabricante, distribuidor ou usuário de hidrogênio renovável e com baixo teor de carbono, documente sua produção ambientalmente correta, reforçando a confiança de seus clientes em suas ações e garantindo uma vantagem sobre seus concorrentes.
Em linha com o atual desenvolvimento regulatório na UE, esta Norma TÜV Rheinland H2.21 define um limiar de redução de emissão de gases de efeito estufa de 70% do Valor Comparativo (94 g CO2-eq/MJ) e diferencia entre duas grandes classificações de Hidrogênio, nomeadamente:
- O Hidrogênio Renovável aborda o hidrogênio produzido por eletrólise de água ou soluções aquosas (por exemplo, eletrólise cloro-álcali) com o uso de eletricidade de fontes não-biológicas renováveis. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do Valor de Comparação (94 g CO2-eq/MJ), conforme especificado na RED II*.
- O Hidrogênio com Baixo Nível de Carbono aborda todas as rotas de produção de hidrogênio e, portanto, permite que todas as tecnologias e processos sejam submetidos à certificação. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do Valor de Comparação (94 g CO2-eq/MJ).
Além disso, cumprindo outros critérios específicos, os seguintes critérios adicionais opcionais podem ser certificados como: Hidrogênio Verde, RFNBO**, RCF***, Hidrogênio Azul (CCS/CCU), Hidrogênio Turquesa, Hidrogênio Rosa, Hidrogênio Carbono Neutro.
A norma também é aplicável aos derivados de hidrogênio, tais como amônia, metano e metanol, ou seja, os Derivados do Hidrogênio.
Você pode baixar a norma TÜV Rheinland H2.21 Combustíveis de Hidrogênio Renováveis e de Baixo Carbono aqui.
*RED II: Diretiva de Energia Renovável (Versão II) Norma (UE) 2018/2001 sobre a promoção do uso de energia de fontes renováveis. Ela inclui as Diretrizes Complementares (UE) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho (RED II, Artigo 28, Atos Delegados), bem como seu Anexo, e emendas da RED II.
**RFNBO: Combustíveis renováveis de origem não biológica - com base no RED II Art.2§35
***RCF: Combustíveis de carbono reciclados - com base no RED II Art 2§36
Por que existe uma Certificação para o Hidrogênio Verde?
O hidrogênio é considerado um componente indispensável para a realização das metas climáticas de Paris pela ciência, indústria e política. O hidrogênio é um gás de alta energia que não emite CO2 durante a combustão e o uso de materiais. Portanto, ele é fundamentalmente adequado para ser usado como uma alternativa de proteção climática aos combustíveis fósseis. O Acordo Verde Europeu e a Estratégia Nacional de Hidrogênio da Alemanha, por exemplo, levam isso em consideração e promovem o hidrogênio como um futuro transportador de energia no contexto de sua política climática mais ampla. No entanto, a produção de hidrogênio é muito intensiva em energia e convencionalmente baseada em portadores de energia fóssil. Portanto, somente a produção e aplicação sustentável do Hidrogênio tem o potencial de deslocar os portadores de energia baseados em fósseis e, consequentemente, reduzir os gases de efeito estufa. A certificação correspondente proporciona aos proprietários de hidrogênio uma verificação independente e internacionalmente reconhecida da redução de emissões pelo uso de seu hidrogênio ou derivados de hidrogênio.
O que está incluído na certificação e como é o procedimento?
Nossa certificação analisa o processo de produção desde o início até o seu ponto de entrega individual. Todo e qualquer...
- Métodos de Produção (por exemplo, eletrólise, reforma a vapor, pirólise, etc.),
- Métodos de Transporte (por exemplo, redes de gás/gasodutos, tanques de hidrogênio, etc.)
- As aplicações de hidrogênio (por exemplo, mobilidade energética, produção de baixo CO2 na indústria, geração de eletricidade e calor, etc.) podem ser verificadas e certificadas. Também é possível certificar somente partes individuais da cadeia de suprimentos. Nós coordenamos suas necessidades e exigências individuais com você como parte de uma análise das exigências.
Independentemente do estágio do ciclo de vida do hidrogênio (produção, distribuição, uso) - com nossa certificação para combustíveis de hidrogênio renováveis e com baixo nível de carbono, você fornece provas de que você, como proprietário, está fornecendo o hidrogênio ao destinatário de forma neutra para o clima.
Beneficie-se de nossa certificação.
Com a certificação de uma produção de hidrogênio carbon-friendly (compatível com o carbono), você documenta de forma transparente e independente que é possível um fornecimento de energia com produtos compatíveis com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, você comunica a estratégia de sustentabilidade de sua empresa para o mundo, enviando sinais ambientalmente corretos e demonstrando sua contribuição para um fornecimento de energia sustentável. Isto não só lhe proporciona uma vantagem competitiva, mas também fortalece a confiança de seus clientes e parceiros comerciais.
Crie transparência - com nossa Test Mark para combustíveis de hidrogênio renováveis e com baixo nível de carbono.
Após a certificação bem-sucedida, lhe apresentaremos nosso certificado e o direito de usar nossa marca de teste. As "palavras-chave" em nossa marca de teste documentam o conteúdo de teste da certificação e as tornam transparentes para todos. Dependendo dos componentes-chave da auditoria, atribuímos a marca de teste com as seguintes palavras-chave:
Hidrogênio Renovável aborda o hidrogênio produzido por eletrólise de água ou soluções aquosas (por exemplo, eletrólise de cloro-álcalis) com o uso de eletricidade de fontes renováveis não-biológicas. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do Valor de comparação (94 g CO2-eq/MJ).
- Hidrogênio Verde: O Hidrogênio Renovável é produzido pela eletrólise de água ou soluções aquosas (por exemplo, eletrólise cloro-álcali) com o uso de eletricidade de fontes renováveis não-biológicas apenas
- RFNBO (RED II): O Hidrogênio Renovável atende aos critérios adicionais mencionados nos Atos Delegados da UE RED II
- RCF (REDII): Derivados do Hidrogênio baseados em Hidrogênio Renovável e carbono reciclado que atende aos critérios mencionados nos Atos Delegados da UE RED II
O Hidrogênio com Baixo Carbono aborda todas as rotas de produção de hidrogênio e, portanto, permite que todas as tecnologias e processos sejam submetidos à certificação. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do valor de comparação (94 g CO2-eq/MJ).
- Hidrogênio Azul (CCS): O CO2 produzido durante a fabricação do Hidrogênio de baixo carbono é capturado e armazenado permanentemente (Carbon Capture and Storage/ CCS)
- Hidrogênio Azul (CCU): se os gases de carbono produzidos durante a fabricação do Hidrogênio de baixo carbono forem capturados e processados, o hidrogênio pode se qualificar como sendo Azul se esses gases de carbono forem quimicamente ou mineralmente fixados permanentemente.
- Hidrogênio Turquesa: O Hidrogênio de baixo carbono é produzido por pirólise de metano e o carbono elementar resultante pode ser fixado permanentemente
- Hidrogênio Rosa: O Hidrogênio de baixo carbono é produzido pela eletrólise de água ou soluções aquosas (por exemplo, eletrólise cloro-álcalis) com o uso de eletricidade de fontes nucleares.
Qual é a diferença entre Hidrogênio "Renovável", "Baixo Carbono" e "Carbono neutro"?
Em escala industrial, o hidrogênio pode ser produzido por vários métodos. Dependendo do método de produção e também do manuseio das emissões de CO2 resultantes, o hidrogênio é atribuído a diferentes cores.
Hidrogênio Renovável aborda o hidrogênio produzido por eletrólise de água ou soluções aquosas (por exemplo, eletrólise cloro-álcalis) com o uso de eletricidade de fontes não-biológicas renováveis. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do Valor de comparação (94 g CO2-eq/MJ), conforme especificado em RED II.
Hidrogênio de Baixo Carbono aborda todas as rotas de produção de hidrogênio e, portanto, permite que todas as tecnologias e processos sejam submetidos à certificação. A meta de redução deve ser de pelo menos 70% do valor de comparação (94 g CO2-eq/MJ).
Hidrogênio neutro em Carbono pode ser considerado quando todas as emissões causadas pela produção de Hidrogênio são compensadas. Isto envolve um mecanismo de compensação através da compra e retirada de certificados de redução de CO2 registrados de programas de proteção climática reconhecidos internacionalmente e/ou direitos de emissão de sistemas de comércio estabelecidos.