current language
disponível nos seguintes idiomas:
Ou selecione o site TÜV Rheinland do seu país:
Cadeia de suprimentos responsável | TÜV Rheinland

Passo a passo para uma cadeia de suprimentos responsável

Como realizar uma auditoria de fornecedor segundo os protocolos da amfori BSCI

Andreas Münch - the BSCI Scheme Manager

Novas oportunidades comerciais, mais responsabilidade e a comprovação do atendimento a um alto nível de conformidade: demonstre aos seus clientes e parceiros comerciais que condições de trabalho justas e seguras, sustentabilidade social e ética são importantes para você. A TÜV Rheinland o ajuda a criar uma cadeia de suprimentos responsável com a auditoria de fornecedores segundo a amfori BSCI.

A amfori BSCI está orientada às empresas que operam internacionalmente e que trabalham em conjunto com empresas fornecedoras no exterior. Estas auditorias de fornecedores são úteis para empresas como as marcas de vestuário que desejam reforçar as suas operações de negócio responsáveis, tanto internamente como em sua cadeia de suprimentos. As empresas associadas comprometem-se a operar de acordo com o código de conduta amfori BSCI. Os fornecedores devem assegurar que os seus subcontratados também cumprem este código de conduta. A conformidade com o código é controlada através de auditorias independentes. A TÜV Rheinland é membro desta iniciativa desde o seu surgimento e tem uma grande experiência em todos os mercados relevantes, incluindo Índia, China, Bangladesh, Vietnã e no Leste Europeu.

Andreas Münch, Gerente da TÜV Rheinland, especializado nos sistemas BSCI, garante que os procedimentos de auditoria e checklists de nossos auditores estejam sempre atualizados conforme os requisitos amfori BSCI. Na entrevista a seguir, ele explica os principais passos de uma auditoria de fornecedores da amfori BSCI.

O que é amfori e amfori BSCI?

Exibir todos Ocultar todas as respostas

Amfori

A marca amfori representa a melhoria e monitorização sistemática das condições de trabalho - em todo o mundo. O processo de auditoria e os critérios da amfori BSCI estão em constante evolução. Como uma associação comercial global líder, a amfori promove um comércio aberto e sustentável. Mais de 2.000 distribuidores, importadores, marcas e associações de 40 países garantem que os seus fornecedores cumprem os elevados padrões da amfori.

amfori BSCI

A sigla BSCI significa Iniciativa de Conformidade Social Empresarial, foi criada em 2003 pela Associação de Comércio Exterior (FTA, renomeada amfori em 2018). Os membros desenvolveram cooperativamente o código de conduta amfori BSCI, cujas regras são baseadas em fontes que incluem as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e leis e regulamentos nacionais.

Como uma auditoria de fornecedores da BSCI funciona?

1. Candidatura à auditoria

Apenas os fornecedores que trabalham em colaboração com um membro da amfori BSCI podem ser auditados de acordo com o código de conduta da amfori BSCI. Isto significa que o cliente deve primeiro tornar-se membro e divulgar os nomes de todos os seus fornecedores. Estes fornecedores são então obrigados a permitir a realização de auditorias como condição para a continuação da sua cooperação com o cliente. O membro da BSCI decide qual o fornecedor deve ser auditado e pode também especificar uma empresa de auditoria para realizar a auditoria como, por exemplo, a TÜV Rheinland. "O participante da BSCI deve cumprir determinadas obrigações estabelecidas pela amfori como, por exemplo, qual percentual dos fornecedores deve ser auditado e em que prazo", explica Münch. Os fornecedores encomendam a auditoria através da plataforma amfori BSCI, e a empresa responsável deve autorizar esta solicitação.

A empresa deve auditar pelo menos um terço dos seus fornecedores no prazo de três anos e o terço restante nos três anos seguintes.

Andreas Münch

2. Preparação para a auditoria

O fornecedor deve, primeiro, assinar um acordo relativo às condições para a realização da auditoria. Em seguida, a TÜV Rheinland estabelece os principais critérios: a localização, o sistema de gestão, as categorias de produtos, os horários de trabalho e os idiomas e a proporção de gênero da força de trabalho. Os tradutores são contratados conforme necessário. Os fornecedores são encorajados a completar uma auto-avaliação na plataforma da BSCI para se familiarizarem com os requisitos da amfori BSCI e se prepararem para a auditoria.

Existem três tipos de auditorias: auditorias anunciadas (o fornecedor é informado da data da auditoria), auditorias semi-anunciadas (o fornecedor é informado com antecedência de um mês dentro do qual a auditoria deverá acontecer - o tipo mais frequentemente utilizado) e auditorias sem aviso prévio. Enviamos ao fornecedor um plano de auditoria e uma lista de todos os documentos necessários.

3. A auditoria nas instalações do fornecedor

A auditoria começa com uma reunião de abertura na qual o objetivo e o procedimento da auditoria são explicados. Em seguida, os auditores verificam se o fornecedor está cumprindo os requisitos. "Realizamos entrevistas confidenciais com os funcionários e gerentes, analisamos documentos como procedimentos do sistema de gestão, contratos de trabalho, horário de trabalho e registros de folha de pagamento, e comparamos esses documentos com as condições reais de trabalho. Tiramos fotos das condições do local e das operações de trabalho durante uma visita às instalações e documentamos os resultados da nossa auditoria na plataforma amfori BSCI. A auditoria no local normalmente leva de um a três dias, e o relatório estará disponível dentro de duas semanas após a auditoria", diz Münch. Durante as entrevistas confidenciais com os funcionários, os auditores estão atentos a questões como a discriminação e, na visita às instalações, estão atentos ao trabalho infantil e às lacunas no sistema de segurança. A auditoria termina com uma reunião de encerramento.

4. Os resultados da auditoria e o relatório de auditoria

Os auditores documentam os desvios aos requisitos do código de conduta da amfori BSCI e fazem com que o fornecedor assine este documento. Dependendo do grau de cumprimento, o resultado da auditoria pode situar-se entre A (excelente) e E (inaceitável). Os clientes e fornecedores têm acesso aos resultados da auditoria na plataforma da BSCI.

Fotografamos as condições do local em uma visita às instalações e documentamos nossos resultados de auditoria. Todo o processo demora cerca de três dias.

Andreas Münch

5. Auditoria de acompanhamento - se necessário

Se a auditoria resultou numa pontuação C, D ou E, será necessária uma auditoria de acompanhamento para verificar as correções aplicadas. "Podemos direcionar esta auditoria de acordo com os problemas envolvidos. Por exemplo, se apenas o sistema de proteção contra incêndios precisa ser melhorado, nós focamos a auditoria de acompanhamento mais nisso", diz Münch. O fornecedor deve fazer as correções necessárias dentro de um período de 12 meses. Se isso não for feito, outra auditoria completa é necessária.

6. Reauditoria

Uma auditoria completa de acordo com a norma amfori BSCI é válida por dois anos. Uma auditoria repetida prolonga o período de validação por mais dois anos. A amfori encoraja os seus membros e fornecedores a irem além dos requisitos mínimos do Código de Conduta da amfori BSCI e a melhorarem continuamente os seus sistemas e desempenho. Certificações como GlobalGAP e SA8000 são reconhecidos pela amfori e podem reduzir os esforços necessários para as auditorias amfori BSCI. A TÜV Rheinland também é o parceiro certo para essas certificações. "Nós apoiamos nossos clientes com auditorias regulares de sua implementação e conformidade confiável com esses padrões internacionais", explica Münch.

Downloads

pdf Perguntas e respostas sobre os nossos serviços de auditoria amfori BSCI 211 KB Download
pdf De relance: As etapas de uma auditoria da cadeia de suprimentos da amfori BSCI 147 KB Download

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossas auditorias de cadeia de suprimentos

Solicite um orçamento

Nossos Serviços de Auditoria de Cadeia de Suprimentos

Tópico Supplier evaluation with amfori BSCI Audits

Competitive advantages through a supplier evaluation according to the amfori BSCI Code of Conduct.

Tópico PSCI Audit Program

Supply chain auditing services based on the pharmaceutical industry’s sustainability standards.

Tópico SA8000

Gain a competitive edge through socially responsible leadership.

Tópico Sedex Audit (SMETA)

Document your social and ethical commitments with our Sedex audit in the widely-used SMETA format.

Tópico DETOX for Fashion Supply Chains

We test and train to support fashion industry’s voluntary compliance to the Greenpeace DETOX campaign. and the broader sustainability goals.

Tópico ASI Certification

ASI certification demonstrating the sustainable fabrication of aluminum products.

Tópico Responsible Business Alliance (RBA)

Our RBA audit helps the electronics industry improve social responsibility and safety performance.

Tópico ICS (Initiative for Compliance and Sustainability)

We are ICS accredited, providing professional social auditing services to clients worldwide.

Tópico WRAP Certification

Internationally recognized WRAP certification for export of products to US and other global markets.