current language
disponível nos seguintes idiomas:
Ou selecione o site TÜV Rheinland do seu país:

Qualidade na indústria aeroespacial: principais pontos

| 07.10.2024

Em um setor classificado como de alta intensidade tecnológica, a qualidade na indústria aeroespacial é um fator crítico, ao lado da confiança, já que erros ou falhas em um dos componentes das aeronaves e nos serviços podem ser fatais. Por isso, é essencial contar com um eficiente sistema de gestão da qualidade para reduzir os riscos e proporcionar fiabilidade, que se aplique ao projeto, produção, integração, instalação, testes, serviços, manutenção e reparo de produtos utilizados na sua construção.

O que é a norma AS 9100?

A norma AS 9100 , sistema de gestão da qualidade do setor reconhecida globalmente, foi desenvolvida pela Society of Automotive Engineers (SAE) e European Association of Aerospace Industries em 1999, e atualizada em parceria com a Organização ISO e a International Aerospace Quality Group (IAQG).

Além da IAQG, a European Aviation Safety Agency (EASA), the Federal Aviation Authority (FAA) and the European Space Agency (ESA) também estabelecem requisitos para a indústria aeroespacial civil levados em consideração na série AS 9100.

Assim, todas as partes interessadas estão alinhadas sobre requisitos de segurança do produto, política de qualidade, objetivos organizacionais, comportamento ético e atribuições de cada pessoa envolvida nos processos para a conformidade do componente ou serviço, garantindo a qualidade na indústria aeroespacial.

O documento padroniza ao máximo os requisitos do sistema de gestão da qualidade na indústria aeroespacial e pode ser usado em todos os níveis da cadeia de abastecimento, e a sua adoção deverá resultar numa melhoria da qualidade com uma aplicação mais ampla de boas práticas.

Quais as diferenças entre as AS 9100 e AS 9120?

A indústria aeroespacial tem requisitos únicos para a gestão da qualidade, razão pela qual muitas empresas que fornecem produtos e serviços como manutenção para o setor investem na obtenção da certificação AS 9100/9120.

A AS 9100 é baseada na ISO 9001 e aborda os requisitos de segurança e de confiabilidade específicos do setor aeroespacial, incluindo a aviação civil, espacial e defesa.

É uma certificação baseada em qualidade que garante segurança, consistência e conformidade regulatória de componentes, peças ou produtos fabricados, destacando a importância do controle de riscos, da rastreabilidade, da gestão de mudanças, da melhoria contínua e do cumprimento dos requisitos.

Já a AS 9120 complementa e amplia as práticas do Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial que faz parte da norma AS 9100, com a inclusão de requisitos específicos adicionais para distribuidores de componentes, abrangendo todas as etapas da produção, incluindo compras, inspeção de recebimento, inspeção dos processos de fabricação e inspeção final, orientando a como lidar com os riscos com a adoção de controles.

Quais são os principais pontos do sistema de qualidade na indústria aeroespacial?

A complexidade e a natureza crítica dos produtos no setor aeroespacial exigem um sistema de gestão da qualidade robusto e abrangente. A conformidade regulamentar não é apenas um requisito legal; é um aspecto fundamental da manutenção da segurança pública.

Confira os principais pontos que direcionam a gestão da qualidade na indústria aeroespacial que devem ser comprovados preferencialmente de forma auditada e certificada:

Gestão da qualidade de fornecedores

Para as organizações fabricantes de aeronaves, a abordagem de gestão da qualidade não deve limitar-se apenas aos seus processos e produtos, mas também deve incluir a gestão da qualidade do fornecedor.

É preciso ter práticas adequadas para gerenciar os processos relacionados aos fornecedores sem interromper o cronograma de produção, com uma comunicação transparente. O fabricante deve ter acesso aos fluxos de trabalho e a possibilidade de avaliar regularmente o desempenho do parceiro com base em fatores como qualidade, consistência, custos e conformidade do setor, garantindo a qualidade em toda a cadeia.

O sistema de gestão da qualidade deve incorporar mecanismos para rastrear materiais e componentes até a sua origem, proporcionando transparência em toda a cadeia de abastecimento, contribuindo para a gestão de riscos e prevenção do uso de materiais de qualidade inferior.

Melhoria de processos

A gestão da qualidade na indústria aeroespacial significa, em primeiro lugar, melhorar os processos adotando as melhores práticas regulamentadas pelo setor, agilizando a produção e reduzindo riscos de erros e falhas. O resultado é a entrega de componentes de qualidade, no prazo acordado.

Essa abordagem também exige um monitoramento consistente e contínuo dos processos para identificar oportunidades de melhoria nas operações ou nos produtos.

Incluir a prática de melhoria contínua oferece a capacidade de impulsionar a eficiência operacional, reduzir custos, retrabalhos, desperdício ou recalls, e aumentar a escala de produção.

Gestão de não conformidades

O setor aeroespacial é altamente regulamentado e toda a cadeia de produção precisa cumprir inúmeros requisitos e normas de qualidade impostos pela indústria e por diferentes autoridades reguladoras.

Uma função fundamental do programa de gestão da qualidade na indústria aeroespacial deve ser garantir a conformidade dos processos de fabricação, dos componentes e produtos com os regulamentos e padrões aplicáveis.

E, permitir, claro, identificar rapidamente pontos de não conformidade e agilizar o planejamento da sua correção.

Ações corretivas e preventivas

A gestão da qualidade na indústria aeroespacial agiliza a implementação do programa de Ação Corretiva e Preventiva (CAPA – Corrective and Preventive Action) após uma avaliação minuciosa dos potenciais riscos e problemas de qualidade nos processos ou produtos. Por isso, é uma boa prática inspecionar os processos de ponta a ponta para identificar qualquer ineficiência, erros, problemas ou riscos.

O programa de gestão da qualidade também deve fornecer metodologias adequadas para descobrir as causas raízes dos problemas e adotar ações necessárias para os corrigir ou impedir que ocorram novamente.

Tomada de decisão informada

Por último, o conceito de gestão da qualidade na indústria aeroespacial deverá permitir aos fabricantes aeroespaciais tomarem decisões eficazes com base em dados confiáveis que impulsionam o crescimento do seu negócio.

Para isso, o sistema de gestão da qualidade deve incluir uma documentação abrangente dos processos e registro de dados críticos que vão permitir tomar decisões informadas sobre as operações de fabricação que melhoram ainda mais a qualidade, aumentam a satisfação do cliente e impulsionam o crescimento.

Quais são as vantagens de ter um sistema de qualidade na indústria aeroespacial?

Ao obter a certificação AS 9100, o fornecedor da cadeia aeroespacial obtém diversos benefícios e habilidades, como:

Produção de produtos e serviços seguros e de alta qualidade

A indústria aeroespacial possui regulamentações rígidas de qualidade e segurança para garantir que os fabricantes recebam produtos e serviços seguros e de alta qualidade. A norma AS9100 não apenas garante a segurança do passageiro ao embarcar em uma aeronave onde os componentes foram produzidos por empresas certificadas, assim como processos aprimorados e eficientes para as organizações fabricantes de aviões.

Inclusão no Online Aerospace Supplier Information System® (OASIS)

Todas as empresas certificadas pela AS 9100 devem ser incluídas no Online Aerospace Supplier Information System® (OASIS). A maioria dos grandes fabricantes exige que seus fornecedores e prestadores de serviços estejam cadastrados. É um requisito básico para atender clientes em todo o mundo.

O OASIS é um recurso online que contém uma lista de fornecedores certificados/registrados sob as regras do IAQG que cumprem os requisitos do sistema de gestão da qualidade aeroespacial.

Melhoria Contínua

Um dos princípios fundamentais da norma AS 9100 é a melhoria contínua. Esse processo permite que empresas certificadas implementem práticas de design iterativas e alterem seus processos para se tornarem mais seguros e eficientes por meio de um ciclo de avaliação de desempenho, identificação de oportunidades de melhoria e implementação de mudanças.

Aumento da produtividade

O processo de implementação da AS 9100 melhora o treinamento e qualificação de funcionários, resulta em melhor documentação e controle de processos e, em última análise, leva a um desempenho mais consistente, menos desperdício e retrabalho. E, também, os gestores recebem menos chamadas para solução de problemas e os funcionários têm maior capacidade para solucionar problemas por conta própria.

Conformidade com regulamentos específicos do setor aeroespacial

Os fabricantes e as partes interessadas desejam saber se os produtos e serviços que as empresas fornecem cumprem os regulamentos e a legislação relevantes. Ao obter a certificação AS 9100, é possível ter certeza de que a organização tomou as medidas necessárias para produzir produtos e serviços de alta qualidade e em conformidade.

Dessa forma, as empresas do setor sinalizam que contam com um sistema de gestão estruturado, demonstrando sua capacidade para fornecer produtos que atendam de forma consistente aos requisitos do cliente e regulamentos aplicáveis, incluindo processos para melhoria contínua e uma melhor qualidade na indústria aeroespacial.

Como as normas AS 9100/9120 vão otimizar a qualidade da minha produção?

Um sistema de gestão de qualidade em conformidade com as normas AS 9100 e AS 9120 permite à cadeia produtiva do setor aeroespacial:

  • Avaliar a função e requisitos/especificações dos produtos em todas as fases do seu ciclo de vida, desde o desenvolvimento até o declínio
  • Rastrear os insumos, processos e componentes utilizados nas peças
  • Avaliar as habilidades do pessoal alocado nas linhas de produção
  • Definir práticas de segurança conforme as normas
  • Analisar e avaliar riscos na adoção de novas tecnologias

Como podemos ajudar

Conte com a expertise da TÜV Rheinland para implementar em seis etapas todos os requisitos das normas que asseguram a segurança e qualidade na indústria aeroespacial:

1. Auditoria preliminar (opcional)

A equipe de auditoria verifica se a documentação do seu sistema de gestão está em conformidade com os requisitos das normas AS 9100.

2. Revisão da documentação

A equipe de auditoria examina até que ponto as não conformidades identificadas na auditoria preliminar foram resolvidas.

3. Auditoria de certificação

Nossos auditores avaliam a eficácia do sistema e suas aplicações práticas em duas etapas.

A auditoria da Estágio 1 verifica o sistema de gestão da qualidade do cliente para esclarecer as condições gerais de certificação e avaliar a maturidade da organização para uma certificação AS 9100.

As auditorias da Fase 2 concentram-se na implementação e eficácia do sistema de gestão da qualidade, bem como na sua conformidade com os requisitos da AS 9100. A Etapa 2 pode ser vista como a auditoria inicial de certificação e deve ser realizada dentro de um prazo máximo de seis meses após o Estágio 1.

4. Emissão de certificado

Uma vez cumpridos todos os critérios, a empresa recebe o certificado, demonstrando que o seu sistema de gestão da qualidade está funcional e em conformidade com as normas. Além disso, a empresa será cadastrada em nosso banco de dados de certificados online Certipedia.

5. Auditorias de Vigilância

As auditorias anuais de Vigilância ajudam a empresa a otimizar continuamente seus processos.

6. Recertificação

A recertificação após três anos permite manter o processo de melhoria contínua e aponta a qualidade dos serviços para parceiros e clientes no setor aeroespacial.

Entre em contato com a TÜV Rheinland e saiba mais sobre o processo de certificação na série AS 9100.

Contato